Sua casa, sua alma - Your home, your soul


Sempre levo em consideração que apesar de ser um imóvel, a casa não é estática. Ela muda, de acordo com a alma dos seus moradores, acompanhando as suas transformações, por meio de novos arranjos e espaços, cores e tecidos, seus móveis, planos e lembranças. Mas é importante que essa mudança não seja superficial – e sim a oportunidade de renovação interior, de revisão do passado para desapegar de tudo aquilo que não mais diz respeito ao indivíduo, mas pode preservar sua memória e a de sua família. A maioria das pessoas, porém, não têm consciência de que reformam suas casas por uma necessidade interior de renovação; ou porque a renovação interior é o que estimula a alteração dos espaços. O fato é que há uma correspondência entre o interno e o externo.

I like to think that buildings are not static. They gradually change according to their owners' souls, following their transformations through new arrangements and spaces, colors and fabric, their furniture, plans and memories. It is important for this change not to be a superficial one , though. Being instead, not only an opportunity for inner renewal , revisiting the past for detaching from everything that doesn't nurture your inner self , but also being something that will keep the important memories alive. However, most of us are not aware that we crave for a home renovation due to a need of inner change or even the other way round, this inner change being the reason for altering our spaces. Either ways, the fact is that there is a co-relation between the interior and exterior.          


Parte da história da vida das pessoas está escrita na decoração de seu lar. A escolha de estilos, cores, composições e peças oferece pistas sobre os traços da personalidade dos moradores de uma casa. Como bem coloca o analista junguiano James Hillman (1926): “Existe relação entre nossos hábitos e nossas habitações, entre o interior de nossas vidas e o dos lugares onde vivemos”. Por meio do estudo mais aprofundado da decoração do lar, é possível fazer uma leitura da personalidade e dos hábitos de seus ocupantes. Decorar é conferir sentidos a um lugar, tornando-o mais significativo que um simples abrigo; é apropriar-se do espaço.  O arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa  afirma que o lar é um espaço que integra memórias e imagens, desejos e sentimentos, passado e presente; é o lugar dos nossos rituais e ritmos pessoais de todos os dias. Cada indivíduo possui uma forma de imprimir sua marca no espaço onde habita, revelando sua personalidade e os seus aspectos emocionais.




Aplicar sua personalidade onde mora é uma das marcas da blogueira Paulista Taciele Alcoléa. Tanto em sua primeira residência no interior de São Paulo (Itapetininga) quanto no seu ap na capital São Paulo, podemos notar seu toque pessoal. Na primeira foto em seu apartamento em São Paulo, uma parede inteira grafitada com desenhos que lembram suas viagens e hobbies; e na segunda, em sua casa em Itape, o colorido da cozinha chama a atenção para sua paixão por cores e decoração divertida.       




Seja aplicando peças de design, grafitagem, usando plantas na decoração(greenery) ou até mesmo sua marca na arquitetura de sua casa, o importante é lembrar que: Sua casa - sua alma .  

Comentários

  1. Thank you for the info! Are you finding an Interior Design Agency in Abu Dhabi i that offers competitive pricing without compromising on quality? Balcon Studio partners with top suppliers to provide premium materials at the best rates.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas